A Aciu (Associação Comercial de Ubatuba), iniciou uma campanha de conscientização junto aos associados, para que realizem o boletim de ocorrência eletrônico, caso sejam vítimas de roubo, furto, entre outros.

De acordo com a associação, muitos comerciantes não registram o boletim de ocorrência, o que prejudica o levantamento estatístico dos casos na cidade, e consequentemente a obtenção de investimentos para a área de Segurança Pública.

O Boletim de Ocorrência (B.O.) é um documento oficial utilizado pelos órgãos das Polícias Civil, Federal e Militar, além dos Bombeiros e da Guarda Municipal, para fazer o registro da notícia do crime.

De acordo com a Polícia Civil, muitas vezes a pessoa acredita que ao ligar para o 190 a ocorrência fica registrada, porém, este é apenas o registro da solicitação para que a Polícia Militar realize o atendimento. Para que seja instaurado um inquérito policial é preciso o registro do boletim de ocorrência que é feito pela Polícia Civil.

As únicas ocorrências que não podem ser registrada de forma on-line são, casos de estupro, homicídio e latrocínico (roubo seguido de morte), nestes casos é necessário o boletim de ocorrência de forma presencial.

Para registrar um boletim de ocorrência eletrônico é só acessar: https://www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br/ssp-de-cidadao/home

Compartilhe: