No 1º ato do Auto do Boi de Conchas 2021, no dia de São Pedro, crianças da CRUMI trarão do mar o boizinho Ratambufe

Neste 2021 – ainda aprendendo sobre resiliência – o Boi de Conchas propõe a renovação. Não por acaso, o projeto Renovos Tempos, que foi premiado no PROAC/LAB da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, busca uma ótica artística virtual e adequada às circunstâncias sanitárias, porém de forma coerente com todos os símbolos que cercam o chamado folguedo.

Diferentemente dos anos anteriores, os dois atos da manifestação serão realocadas nas duas datas anuais da seguinte forma: no primeiro ato, 29 de junho, dia de São Pedro Pescador, será apresentado o Renascimento/Retorno/Aparição do Boi Ratambufe, como uma forma de fortalecer a mensagem positiva do dia consagrado ao apóstolo pescador Pedro.

Já no dia 28 de outubro, dia do aniversário de Ubatuba, a lenda do Boi de Conchas será encenada desde a sua origem até o seu desaparecimento nas águas sagradas de Iperoig.

A história, no próximo dia 29 de junho, será contada ainda na linguagem virtual e usando o YouTube como palco.

Os protagonistas serão os Cuís Reinantes (crianças) da CRUMI – Comunidade Reinante Voga dos Mares de Iperoig – que trarão do mar o Boizinho que nasceu serra acima, cresceu com o sonho de conhecer o mar e renasce a cada ano para trazer esperanças de um futuro farto, saudável e repleto de alegria.

Serviço

BOI DE CONCHAS – RENOVOS TEMPOS

Data: 29 de junho de 2021

Horário: 18h

Local: youtube.com/boideconchas

Projeto contemplado pelo Prêmio NEIDE RODRIGUES GOMES de Patrimônio Imaterial, Cultura Popular, Tradicional e Urbana. Edital PROAC Expresso Lei Aldir Blanc n. 58/2020.

(Fonte: Boi de Conchas)

Compartilhe: