[metaslider id=5133]

 

 

Um encontro ocorrido em Ilhabela esta semana discutiu maneiras de ordenar o turismo de um dia no Litoral Norte. A intenção é trabalhar um termo de parceria para conter essa modalidade de turismo, que tem crescido a cada ano e gerado diversos problemas e onerado os cofres das cidades.

De acordo com a secretária de Turismo de Caraguatatuba, Maria Fernanda Gonçalves Galter, a ideia é aplicar e aprimorar as ações, os regramentos, taxas e multas que são aplicadas em Caraguatatuba para frear o turismo de um dia, as chamadas excursões.

A secretária de Desenvolvimento Econômico e do Turismo de Ilhabela, Luciane Leite, disse que a cidade também tem “regras dispostas em uma lei, que pretendemos aprimorar, além de rever e criar novas taxas. O plano de carga e a Taxa de Preservação ambiental (TPA) também colaborarão para conter o turismo predatório, que além de trazer pouco retorno ao município, causa impactos negativos”.

Com o termo de cooperação, Caraguatatuba ficará incumbida de fiscalizar os ônibus, as vans e micro-ônibus que descem a serra com destino as cidades da região.

“Caraguatatuba já realiza essa fiscalização para conferir se os ônibus que entram na cidade com turistas estão com a documentação exigida pelas leis municipais e federais. Com este termo de cooperação assinado, Caraguá poderá estender esta fiscalização aos veículos com destino à Ilhabela, Ubatuba, São Sebastião e Bertioga. É um passo muito importante, um avanço que reforça a união dessas cidades que começam a fazer ações integradas para o bem comum”, declarou o prefeito de Ilhabela, Toninho Colucci.

O presidente do Comtur de Ilhabela, Ricardo Cretella, também presente no encontro, é a favor da união e integração dos municípios nesse momento. “Estamos confiantes na retomada e cuidando da ordenação do nosso turismo para que venham visitantes com responsabilidade”.

Após a reunião, as secretárias entraram em contato com os demais municípios e com o Consórcio Circuito Litoral Norte. “Estamos muito felizes que tivemos o retorno positivo do Consórcio e dos secretários de turismo, Alessandro Luís Morau (Ubatuba); Adriana Balbo (São Sebastião) e Ney Carlos da Rocha (Bertioga). Fizemos essa reunião e esperávamos o envolvimento de todos os municípios do Litoral Norte e de Bertioga, o que foi confirmado e agora vamos todos trabalhar em prol de todos os envolvidos”, finalizou Luciane Leite.

Os próximos passos serão realizados em breve, com a regras que irão constituir o Termo de Cooperação e um novo encontro, dessa vez com os prefeitos de cada um dos municípios.

Compartilhe: