A campanha “Um Novo Verão – Na praia ou em casa o cuidado deve ser o mesmo!” foi lançada recentemente pela Prefeitura de Caraguatatuba. O objetivo é aproveitar o início da alta temporada para mostrar que o meio ambiente tem que ser cuidado e para isso precisa-se praticar um turismo consciente.

Cerca de um milhão de pessoas deve passar pela cidade de Caraguá entre o dia 1 de janeiro e o feriado de carnaval. Com esse grande número de turistas, a ideia é informar a população e visitantes sobre a melhor forma de cuidar das praias e pontos turísticos da cidade. Essa ação tem o intuito de gerar o mínimo impacto social, econômico e ambiental.

Vale ressaltar que a prefeitura de Caraguatatuba não limitou a divulgação somente às suas plataformas, mas também investiu pesado em outros veículos de comunicação, tal é o caso do LC28 que está empenho em contribuir para um turismo consciente. Além disso, em parceria com a Concessionária Tamoios e Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp) folders informativos da campanha serão entregues nos pedágios. As rádios também estão nesta empreitada.

“Para que possamos ter uma grande temporada, é necessário um esforço coletivo para respeitar as regras básicas de convivência e do bom funcionamento dos serviços”, afirma Maria Fernanda Galter Reis, secretária de Turismo de Caraguatatuba.

A campanha é fundamentada em três pilares: preservação, saúde e convivência. No item preservação, deixar lixo na areia ou no mar, como garrafas e sacolas plásticas, pontas de cigarro ou restos de comida, por exemplo, afeta ecossistemas frágeis e polui as praias.

Em relação à saúde, o distanciamento social, uso de máscara e álcool gel é a única maneira de se proteger do novo coronavírus (Covid-19).

Quanto à convivência, o respeito ao próximo começa nas atitudes de cada um evitando o uso de som alto, festas com mais de 20 pessoas e respeito às leis de trânsito.

Compartilhe: