[metaslider id=4952]

 

Devido à baixa procura da dose adicional da Janssen nos postos de vacinação, Caraguatatuba irá mudar a estratégia para a aplicação do imunizante. A partir de agora, a pessoa será vacinada por meio de agendamento.

A mudança começa a valer nesta quarta-feira (22). Segundo a Secretaria de Saúde, a nova estratégia foi idealizada para que não haja perda das doses e por ser um método eficaz de evitar o descarte das vacinas.

Quem precisa receber a vacina Janssen como dose adicional deverá procurar a Unidade Básica de Saúde (UBSs) mais próxima de sua residência para realizar o agendamento, com exceção do bairro Tabatinga.

Recebe a dose adicional da Janssen, a pessoa com mais de 18 anos que tenham sido vacinadas há pelo menos dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos maiores de 18 anos o intervalo é de 28 dias.

Conforme a Secretaria de Saúde, a mudança não altera o método de aplicação da dose adicional das outras vacinas (AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac). Esses continuam sendo aplicados sem agendamento.

No caso das outras vacinas (AstraZeneca, Pfizer e CoronaVac), qualquer adulto com mais de 18 anos pode receber a dose adicional. Porém, é fundamental ter completado o esquema vacinal com a segunda dose há pelo menos quatro meses.

Vale ressaltar que o intervalo continua o mesmo para pessoas com imunossupressão. Todas devem receber a dose adicional com pelo menos 28 dias após a última dose do esquema vacinal.

Em Caraguatatuba, a vacinação contra a Covid-19 (primeira, segunda e dose adicional) ainda é realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, sendo que a primeira continua por agendamento no ‘Vacina Caraguá’. Com feriados e pontos facultativos o horário e dias podem sofrer alteração.

Segundo dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde, até esta terça-feira (21), foram aplicadas 226.372 doses de vacina. Dessas, 103.783 são de primeira dose, 104.013 de segunda dose ou dose única e 19.630 de terceira dose.

Compartilhe: