A Mostra acontecerá de 2 a 25 de setembro no Salão de Exposição do Teatro Municipal e faz parte das ações do IV SABERES ARTESANAIS, este ano contemplado pelo Edital da Fundart para Inscrição e Seleção no Programa de Apoio a Eventos na Municipalidade para o Ano de 2022. Os participantes concorrerão com uma premiação para os 3 primeiros colocados das categorias Acessórios, Utilitários, Decorativos e Tradicionais.

Clique e faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre por dentro do que acontece na região: https://bit.ly/LN21Noticias

Poderão se inscrever artesãos moradores das cidades de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela, através, do formulário, que pode ser acessado pelo linktree: https://linktr.ee/saberesartesanais, nas redes sociais @saberesartesanais, no site:  www.saberesartesanais.com.br e divulgados na mídia regional. O Edital para inscrição da Mostra abriu ontem (4) e estará disponível até o dia 24 de agosto.

 

Os artesãos moradores das cidades participantes poderão contar com o apoio das seguintes instituições para o transporte de suas obras:

  • FUNDACC ( Fundação Educacional e Cultural de Caraguatatuba);
  • FUNDASS (Fundação Educacional e Cultural de São Sebastião Deodato Sant’Anna; e
  • Secretaria de Desenvolvimento e Inclusão Social de Ilhabela.

 

O IV SABERES ARTESANAIS  contará com uma ação presencial, no dia 22 de setembro, e terá na programação: Mesa de Debates, cujo tema será: “Artesanato e Territórios – o manejo das matérias primas e leis ambientais”, Vivência com Mestre Artesão, Apresentação Musical e Oficina, além de uma grande exposição e venda com artefatos produzidos pelos artesãos de norte a sul de Ubatuba, Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela.

 

O IV SABERES ARTESANAIS

 

O projeto cultural está há 4 anos realizando trabalhos de pesquisa e registro dos artefatos e seus artistas nas comunidades tradicionais caiçaras, quilombolas e dos povos originários, além de artesãos que trabalham mesclando saberes com a contemporaneidade. Nestas andanças, reafirma a importância do resgate e manutenção das tradições e o quanto os objetos, confeccionados pelas mãos desses personagens, invisíveis para alguns, são carregados de identidade e de história. Tem como objetivo coordenar e desenvolver atividades que visem valorizar o artesão do litoral norte, elevando o seu nível cultural, profissional, social e econômico, promovendo a empresa artesanal, no entendimento de que a mesma é empreendedorismo, e sinalizando  que a  utilização do saber tradicional manual está desencadeando o design contemporâneo.

 

Serviço

Inscrições do dia 04 a 24 de agosto, pelo formulário online, disponível em https://linktr.ee/saberesartesanais.

Para saber mais: www.saberesartesanais.com.br

Redes sociais: @saberesartesanais

Compartilhe: