O combate a dengue e as frentes de batalhas
O combate a dengue e as frentes de batalhas
Full Banner (1200x250) - Posição 1
Close-up of mosquito sucking blood from human arm.
Nos últimos meses pudemos acompanhar um aumento na taxa de crescimento nos casos de infestação pelo mosquito da dengue... No litoral norte esse aumento pôde ser notado nos meses entre abril e junho. Não por acaso algumas medidas foram adotadas por parte dos órgãos relacionados á vigilância em saúde das respectivas secretarias de saúde das cidades que formam o cinturão verde... O combate entretanto, de algumas prefeituras é motivo para comemorar, sem baixar a guarda!!! Os resultados da Avaliação de Densidade Larvária (ADL) realizada no mês de julho, com um Índice de Infestação Predial de 1,3%, três pontos percentuais a menos que abril, quando o índice foi de 4,3%. O apelo feito por médicos á população parece ter surtido resultado, os mutirões tornaram-se muito frequentes. Em algumas cidades programas de combate foram lançados como por exemplo em Caraguatatuba, onde o "Minha Família Sem Dengue" teve a participação de aproximadamente 500 pessoas entre funcionários públicos e voluntários que realizaram visitação as residências de vários bairros da cidade com o intuito de orientarem os moradores de como agirem na guerra contra o mosquito Aedes Aegypti... Cerca de 20 mil casas na ocasião foram visitadas!!! Em Ilha Bela foi registrado nos meses de janeiro a julho, mais de 300 casos confirmados da doença... A prefeitura informa que tem aumentado a fiscalização nos locais de maior incidência e orientado os moradores na adoção para ações de combate ao mosquito!!! A prefeitura de São Sebastião informou por meio de sua secretaria de saúde que do início do ano até o mês de julho, foram constatados e confirmados 987 casos de dengue, 72 casos em investigação e pelo menos 1 óbito confirmado. Em relação a doença, foram notificados 2.613 casos e descartados 1.584...
Full Banner (1200x250) - Posição 2
As informações constam no portal da prefeitura!!! Em Ubatuba a situação não encontra-se diferente, segundo a prefeitura os casos aumentaram nos meses de abril e maio, ainda assim, são menores se comparados ao ano anterior em igual período, os dados apontam 12 casos em janeiro; 50 em fevereiro; 125 no mês de março; 121 em abril; e 53 casos no mês de maio. Já este ano, os dados contabilizam 4 casos confirmados de dengue em janeiro; apenas 1 em fevereiro; 7 no mês de março; 24 em abril (5 ainda aguardavam resultados de exames); e 76 casos no mês de maio (com 167 pessoas aguardando resultados de exames). No total, 112 casos de dengue foram confirmados em 2022 em Ubatuba, conforme o portal. O fato que precisa ficar bem claro é que o trabalho é difícil, mas, pelo menos nessa área específica, parece que todos vem fazendo os deveres de casa... Em algumas cidades houve inclusive uma redução de 83% nos casos de dengue, isso por conta do combate a endemias e ao tempo frio e seco que obviamente é característico do inverno. Tal condição climática desfavorece à proliferação do mosquito bem como de seus ovos, que permanecem intactos por meses, o que ocasiona um novo ciclo no verão. Como sempre, traremos aqui os principais cuidados que devem ser adotados pela população, são eles, vistoria semanal em seus quintais, guardando ou eliminando objetos que possam acumular água, principalmente após as chuvas, cobertura de caixas d'água ou piscinas, limpeza de calhas, colocação de terra ou areia nos pratos dos vasos de plantas e outras medidas que evitem o acumulo de água. Aqui precisamos incluir um adendo ao texto, pois um assunto está ligado ao outro indiretamente, mas é necessário fazer o comentário, bem como dar os créditos a prefeitura de Caraguatatuba que dando prosseguimento no cronograma de contratos, convocou recentemente mais 30 bolsistas do programa emergencial de auxílio-desemprego para atuação imediata nas equipes de limpeza e manutenção urbana da secretaria de serviços públicos. Com isso a intenção é fazer com que lugares que antes não recebiam a visita desses funcionários passem e vê-los com maior frequência e cidade limpa, significa dizer cidade com menor índice de proliferação de doenças transmissíveis seja por roedores ou insetos... E no combate a Dengue, todo reforço é muito bem vindo, seja no corte do mato que cresce assustadoramente em alguns lugares, seja na retirada de pneus cheios d"água jogados nas ruas, limpeza de córregos e bueiros ou mesmo de móveis e utensílios descartados aleatoriamente em qualquer canto... É necessário aumentar não temporariamente essa frente de trabalho, mas, definitivamente para que a manutenção não seja realizada de tempos em tempos apenas para "inglês ver"...
SÓ QUE NÃO!!!By: NILSON NUNESInstagram: @nilsonnunesoficialClique e faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre por dentro do que acontece na região: https://bit.ly/LN21NoticiasFull Banner (1200x250) - Posição 3