TPA, adiamento, será que sai?

TPA, adiamento, será que sai?

Por Redação
5 Min

Foto: Reprodução

Normalmente Eu não iniciaria o texto dessa forma, mas o caso é excepcional, portanto, com todo e o merecido respeito, percebo que a "novela atrapalhada" da TPA continua... Isso demonstra pelo menos duas situações: A primeira delas é a falta de competência administrativa ou ingerência por parte da Prefeitura de Ubatuba para implantar o programa já anunciado lá atrás. E, a segunda, falta de um estudo sério por parte da empresa vencedora da licitação capaz de mostrar pontos a serem ainda melhorados!!! O que aliás, já havia sido tema dessa coluna em março desse ano quando pontuamos exatamente o mesmo assunto. Sabemos que a taxa tem como principal objetivo direcionar a verba arrecadada para compensar os impactos socioambientais que são causados pela quantidade de turistas que visitam nossa cidade em época de temporada. Embora seja fundamentada e regulamentada em lei que lastreia a arrecadação por parte dos municípios com fim de proteção e preservação de suas áreas como patrimônio ambiental e ecológico, o que estamos acompanhando é verdadeiramente uma "trapalhada" sem precedentes!!! O motivo do adiamento alegado pela Prefeitura para a implantação, seria o encaminhamento de um projeto de lei para a Câmara dos Vereadores, onde o ponto a ser discutido gira em torno da ampliação no que tange a isenção da taxa para moradores e trabalhadores da cidade. Assunto que já havia sido mencionado aqui, na ocasião quando ressaltamos a necessidade de um debate amplo a respeito.... Abordar o tema juntamente a outros órgãos e entidades, outras cidades que já contam com a implantação da taxa, chamar a sociedade, representantes de classes, verificar possibilidades outras, tudo isso faz com que se avance na direção de um único objetivo o crescimento em termos de administração pública. É imprescindível ter essa visão quando se assume o Executivo. Somar forças também significa ouvir outras opiniões e divergências. São efetivamente dessas discussões que nascem os acertos e o sucesso de uma boa gestão.... Sabemos que ninguém, absolutamente ninguém, faz ou constrói nada sozinho, isso é um fato!!! E quanto antes a prefeita se der conta disso, tanto melhor será para sua equipe de governo. Percebemos a dificuldade da atual gestão em admitir ou aceitar opiniões contrárias, divergentes a sua vontade. É preciso lembrar que o cargo hoje ocupado é eletivo e temporário via de regra. Esse é o verdadeiro significado da frase "estado democrático de direito", que vem sendo utilizado e bradado aos quatro ventos por muitos que sequer imaginam do que se trata... Seu significado nada mais é do que, "as leis são criadas pelo povo e para o povo, respeitando-se a dignidade da pessoa humana". Por isso é tão importante se eleger candidatos que realmente estejam preocupados e que de fato representem os interesses coletivos. Assim, sugiro que a empresa que anunciará nova data para uma provável implantação da taxa após o retorno da Câmara e sanção do Executivo, alinhem seus esforços no sentido de tornarem eficiente o programa. E para tal, é necessário um amplo debate com vários segmentos independente de ideologias partidárias, pois o foco, o cerne da questão é a forma como se dará a cobrança da taxa, quem será atingido por ela, como será efetivamente realizada a distribuição do que for arrecadado, quem estará isento, como será o cadastro, etc... Tópicos que sem querer ser redundante, já foram ou haviam sido comentados aqui. Que fique claro, que nossa intenção sempre foi e será levantar temas que exijam uma ampla dedicação por todos sem distinção, pois a natureza pertence à todos independentemente de partido político e cuidar para que seja mantida é no mínimo obrigação de todos, mas principalmente dos eleitos que teoricamente deveriam representar nossos interesses. A isenção também pode ser solicitada através do serviço on-line fornecido pela Prefeitura, bem como presencial, de forma remota pode ser feita através do site da ECO Ubatuba pelo link: www.ecoubatuba.com.br . Outros meios também podem ser utilizados como E-mail, [email protected] ou ainda pelo Whatsapp (12) 99765-8500, (esse apenas para mensagens) ou ainda por intermédio do telefone 0800 822 8822. Além dos canais oficiais acima divulgados, quem tiver interesse em saber sobre a isenção, terá disponível três locais de atendimento presencial nos seguintes endereços: Sede " Rua Pacaembu, 70 " Estufa I; Base Saco da Ribeira " Rod. Dr. Manoel Hipólito do Rego, Km 63, 3000 " Saco da Ribeira e por último, Base Lagoinha " Avenida Marginal B, 326 " Lagoinha. O horário para o atendimento, (on-line, presencial e em canais oficiais), será de segunda a sexta feira, das 09hs., às 17hs., e aos sábados das 09hs., às 13hs. As informações acima foram fornecidas pela Assessoria de Imprensa TPA Eco Ubatuba. Portanto, quando abordo algum tema por esse veículo, nem sempre estou criticando, algumas e diria que na maioria das vezes, apenas pontuando algo que em minha humilde ótica de enxergar, precisa ser ainda amplamente levado ao conhecimento de outros envolvidos e interessados!!! Caso contrário, torna-se assunto desgastante e por vezes ineficaz do ponto de vista operacional, com falhas que poderiam e deveriam ter sido sanadas, bem no princípio, se houvesse reciprocidade e humildade para ouvir outras vozes... SÓ QUE NÃO!!! By: NILSON NUNESInstagram: @nilsonnunesoficial