Em vídeo divulgado por aplicativo de mensagens, o ex-presidente Jair Bolsonaro convida seus apoiadores, inclusive os de Ubatuba, para que o acompanhem em sua estada em São Sebastião, programada para ocorrer na próxima quarta-feira, dia sete de fevereiro. Na oportunidade, ele deve prestar depoimento à Polícia Federal sobre um possível caso de crime ambiental, por suposta “importunação” a uma baleia Jubarte, que teria ocorrido no ano passado, na cidade do Litoral Norte.
Segundo as informações, o Ministério Público Federal teria acatado um pedido do Ibama para investigar o caso. A apuração é para averiguar se o ex-presidente teria violado a lei que proíbe pesca ou “molestamento intencional” de baleia. De acordo com as investigações, há vídeos nos quais Bolsonaro supostamente apareceria em um jet sky, com o motor ligado, próximo ao animal.
A oitiva de Bolsonaro poderia ocorrer de maneira virtual, mas o ex-presidente optou por prestar depoimento pessoalmente. Em razão disso, ele aproveitou para convocar os apoiadores a acompanhá-lo enquanto estiver na cidade. No vídeo em que convida as pessoas a estarem ao seu lado, no que ele chama de “o grande encontro”.