Sexta, 19 de Julho de 2024
18°

Tempo nublado

Ubatuba, SP

Economia Negócios

Consórcio permite utilizar o FGTS para ofertar lances e outras soluções

Dentro da modalidade de imóveis, consorciados podem usar Fundo de Garantia para complementar o valor da carta de crédito, para amortizar ou liquida...

10/07/2024 às 12h05
Por: Redação Fonte: Agência Dino
Compartilhe:
Maurice Williams
Maurice Williams

O Sistema de Consórcios encerrou o 1º quadrimestre de 2024 com crescimento 4,7% no acumulado de cotas vendidas. O segmento de imóveis foi o que registrou maior avanço no período, com alta de 24,1% nas adesões. Os dados são da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC).

Os resultados positivos da modalidade, avalia José Climério Silva Souza, Diretor Executivo do Consórcio Nacional Bancorbrás, são explicados pelas condições para adquirir, construir ou reformar um imóvel, ou, ainda, quitar o financiamento habitacional. A modalidade permite a possibilidade de utilização do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para ofertar lances, para complementar o valor da carta de crédito, para amortizar ou liquidar o saldo devedor e para pagar parte das prestações.

“E tudo isso sem a incidência de juros. As prestações mensais são fixas, podendo o cliente escolher o valor da carta de crédito de acordo com o seu poder de compra, formando assim uma poupança comum destinada à aquisição do bem, por meio de um autofinanciamento”, afirma. “Consórcio e planejamento são praticamente sinônimos. É ideal para quem está comprando um imóvel, investimento que exige planejamento financeiro”, acrescenta José Climério. 

O uso do FGTS no consórcio de imóveis tem ganhado destaque no cenário econômico brasileiro. Em 2023, o volume de recursos do Fundo, utilizado em consórcios imobiliários ultrapassou R$ 205 milhões, segundo dados da ABAC. Desse montante, cerca de 54% foram destinados à amortização ou quitação de saldos devedores e 46% para aquisição de imóvel pronto ou em construção.

No mercado é possível escolher entre diversos grupos e planos de pagamento que atendem às necessidades de cada cliente, possibilitando ao consorciado se programar financeiramente para comprar, reformar ou construir um imóvel. E além de imóveis, existem outras possibilidades de aquisição de bem por meio do consórcio, como carros de passeio e veículos utilitários, novo ou usado, sem pagar juros e sem comprometer o orçamento familiar ou da empresa.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ele1 - Criar site de notícias