A OSC Gaiato, instituição que atua na proteção à infância e juventude de Ubatuba, realizará, na quinta-feira, dia 31, um evento de finalização do curso de produção cultural que promoveu durante os meses de junho a setembro deste ano. O projeto “Produção 134: Cultura, Periferia e Protagonismo” foi realizado com recursos do Ministério da Cultura e visou contribuir com o desenvolvimento de jovens periféricos de Ubatuba.
Na ocasião, os alunos do projeto farão um pitching para possíveis interessados em apoiar projetos da juventude periférica de Ubatuba dos setores do turismo e da cultura. A ação de explanar sobre os projetos com intuito de gerar interesse em possíveis patrocinadores faz parte da aprendizagem dos jovens do projeto, que devem atuar no setor cultural. Foram mais de 70 inscritos para as 30 vagas disponibilizadas, indicando o grande interesse no projeto. O curso finalizou com 20 jovens, que passaram por todo o processo de capacitação de agentes culturais.
O desenvolvimento do projeto teve início com aulas introdutórias à temática ministradas pela produtora e gestora cultural Camila Marujo, tendo passado também por temas como: elaboração de projetos (ministrado pelo professor Issaka Ibano) e desenvolvimento de plano de comunicação (ministrado pelo empresário Gabriel Santin). No mês de agosto, uma aula Magna de Captação de Recursos foi realizada e para tal uma nova divulgação foi realizada e 10 vagas concedidas ao público geral. A aula foi promovida por Daniela Torres com vasta experiência no setor que capacitou os envolvidos em todas as fases da captação de recursos. Ao final do projeto, a produtora Camila Marujo realizou ainda um processo de mentoria com os jovens.
Serviço
O evento, aberto ao público, acontecerá na sede do Gaiato, localizada na Rua da Cascata, s/n - Ipiranguinha, em frente à E.M. Mário Covas, às 17horas, e contará com a presença de agentes públicos e empresários de diversos setores que estejam engajados em fortalecer e apoiar a cena cultural local.
Na ocasião, a produtora e gestora cultural Camila Marujo, especialista em Gestão Pública e Gestão de Projetos Culturais e Eventos palestrará sobre o tema: “Reflexos econômicos e sociais decorrentes das Leis de Incentivo à Cultura”.
Fonte: Gaiato