Com a missão de difundir esta que é uma das mais ricas manifestações populares brasileiras, a organização social Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica promove a nova etapa de circulação da exposição “Lembranças de um Fandango Caiçara”.
Composta por um importante acervo de fotografias, utensílios, artefatos e instrumentos artesanais das Mestras e dos Mestres da cidade de Cananeia, litoral sul do Estado de São Paulo, a exposição foi criada e elaborada através do projeto “Ponto de Memória Povos da Mata Atlântica”, o qual foi inicialmente financiado pelo Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM).
Após passar pelas cidades de Cananeia, Ilha Comprida, Santos e Tremembé, atualmente está exposta na sede do “Museu Caiçara", um museu comunitário localizado na Rua Antonio Athanázio da Silva, 273, Itaguá, Ubatuba (SP), até o dia 10 de dezembro. A nova etapa de circulação ainda prevê a permanência temporária do acervo na cidade de Piracicaba.
Com verba aprovada no edital “Artes Visuais / Circulação de Exposição” (ProAC nº 13/2023), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a exposição tem produção cultural da equipe do “Programa Puxirão”, mantido pelo Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica, que desde 2009 trabalha para apoiar, fortalecer, disseminar e registrar as manifestações tradicionais relacionadas ao Fandango Caiçara.
Exposição: Lembranças de um Fandango Caiçara
Curadoria: Fernando Oliveira Silva e Rodolfo Guimarães Vidal
Produção Cultural: Silvana Maria Guerreiro
Produção Local: Carolina Labarca e Antônia Moura
Organização: Ponto de Cultura Povos da Mata Atlântica
Financiamento: Programa de Ação Cultural (ProAC) – Secretaria de Cultura e Economia
Criativa do Estado de São Paulo
Registro Fotográfico: https://bit.ly/4dXr8c2
Fotos em Ubatuba: Carolina Labarca
Serviço:
Endereço: O Museu Caiçara fica na Rua Antônio Athanásio da Silva, 273 - Itaguá, Ubatuba - SP, e está dentro do Projeto Tamar.
Horário de funcionamento: Abre todos os dias, exceto quarta-feira, das 10h às 17h.
Entrada gratuita.