Ilhabela terá, a partir de dezembro, um Novo Acesso Viário e Cicloviário da região Sul, em um momento estratégico, já no início da temporada de verão. A obra, iniciada em 2023, visa modernizar e melhorar o tráfego na cidade, reduzindo congestionamentos e garantindo um fluxo mais ágil e seguro tanto para moradores quanto para turistas que visitam o arquipélago.
O projeto inclui a readequação geométrica do traçado, melhorias no sistema viário e uma nova pavimentação, além da duplicação do início do trecho que leva à região Sul. Essas mudanças foram planejadas para que o trânsito flua com maior facilidade, especialmente durante o verão, período em que a cidade registra um intenso movimento de visitantes.
Um dos diferenciais da obra é a construção de calçadas acessíveis em toda a extensão do acesso, garantindo mobilidade e segurança para pedestres, especialmente para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Além disso, uma nova ciclovia também faz parte da obra e parte dela já foi entregue no mês de julho.
Após a conclusão, ela se estenderá desde a Praça do Mapa, na Barra Velha, até a Praia da Ilha das Cabras (Pedras Miúdas), incentivando o uso de bicicletas como uma alternativa de transporte sustentável e saudável.
"Esse projeto representa não só uma modernização do acesso à região Sul, mas um incentivo à mobilidade sustentável, valorizando o uso de bicicletas e a segurança de nossos pedestres", destacou o secretário de Obras e Planejamento Urbano, Flávio Miranda.
Com um investimento de aproximadamente R$ 69 milhões, o novo acesso proporcionará infraestrutura moderna, ligando melhor os bairros e melhorando o deslocamento diário dos moradores.
Fonte: PMI