Em reunião realizada na noite dessa quinta-feira, dia 28, na Associação Comercial de Ubatuba (ACIU), a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano de Ubatuba (Emdurb) apresentou o novo sistema de cobrança da Zona Azul, que passa, a partir do dia 10 de dezembro, a ser automatizado.
De acordo com as informações passadas no encontro, inicialmente estão sendo instalados 45 parquímetros entre a região central e as praias, com a possibilidade de expansão para um total de 75 equipamentos ao longo do tempo. Segundo o presidente da empresa, Juraci Teixeira Leite, a instalação escalonada leva em conta as avaliações que serão feitas sobre o impacto dos equipamentos na arrecadação. "Vamos começar com 45, mas poderemos chegar a 75, mas isso vai depender de análise, já que a empresa paga pelo aluguel de cada equipamento", disse. Ele ressaltou, inclusive, que a depender do balanço que for feito posteriormente, a prefeitura pode, pela previsão contratual, suprimir até 25% dos equipamentos, após a temporada, mas que tudo dependerá de uma avaliação criteriosa que a empresa fará junto com a Vaga Fácil, responsável pela locação do sistema.
Equipamentos instalados na Avenida Iperoig
Questionado pelo LN21 sobre a possibilidade dos motoristas enfrentarem problemas pela possível falta de equipamentos para acessar, principalmente nas praias, Leite ressaltou que o pagamento poderá ser feito por meio de aplicativo a ser disponibilizado pela empresa Vaga Fácil, responsável pela locação do sistema para a Emdurb, e em pontos de vendas no comércio, inclusive nos quiosques.
"Os motoristas terão várias opções de pagamento, incluindo moeda nos parquímetros, PIX e cartões. Além disso, um aplicativo para dispositivos móveis será disponibilizado, permitindo que os usuários paguem de forma prática e rápida. Outra alternativa será a utilização de pontos de venda, que poderão ser estabelecidos no comércio local", disse Tiago Teixeira, gerente de implantação da Vaga Fácil.
Segundo as informações passadas na reunião, os empresários que aderirem ao programa poderão comercializar as tarifas de estacionamento e receberão uma comissão de 10% sobre o valor de cada venda.
Nos parquímetros, os pagamentos poderão ser feitos por meio do uso de moedas, por Pix ou por cartão.
O LN 21 questionou a direção das empresas sobre a possibilidade de estar havendo uma quarteirização do serviço de zona azul, hoje responsabilidade da Emdurb, o que foi negado por ambas as direções. Segundo eles, a empresa Vaga Fácil não vai gerir a zona azul, ela está apenas promovendo a locação do sistema informatizado, o software de cobrança, para a Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano. "Não é uma concessão, como ocorre com a TPA, é apenas a locação do sistema. O dinheiro cai diretamente na conta da Emdurb, não passa pela Vaga Fácil. Não recebemos nenhum percentual relativo à cobrança, apenas recebemos o valor da locação do sistema", fez questão de ressaltar o diretor da Vaga Fácil.
Sem alteração das regras
O presidente da Emdurb fez questão de ressaltar que as regras sobre a utilização dos serviços não sofrerão alteração. Por exemplo, o pagamento pelo uso nas praias continuará valendo por 12 horas e mesmo que haja mudança de local, ou seja, se o motorista sair de uma praia para a outra, ele continuará podendo fazê-lo sem que haja uma nova cobrança dentro do período contratado.
A informação foi confirmada pelo representante da empresa Vaga Fácil, que destacou que "o serviço que está sendo implantado se utilizará de geolocalização para garantir que o motorista tenha a placa registrada no local de pagamento e depois de constar no sistema, ele poderá fazer o deslocamento sem problema, pois, quando ocorrer a fiscalização, constará que o pagamento já foi realizado, mesmo que em outra praia".
Segundo ele, haverá uma tolerância de 10 minutos para que o motorista realize o pagamento da zona azul. A fiscalização será feita por meio de um carro, equipado com câmeras que registrarão as placas, que fará consulta diretamente no sistema para averiguar se o veículo está ou não estacionado de maneira regular junto à zona azul.
O presidente da Emdurb destacou que os funcionários da empresa continuarão atuando, agora no auxílio aos motoristas, na orientação sobre os pontos de venda, uso do aplicativo e dos parquímetros.
Na região central, em que há a cobrança fracionada do horário, uma mudança será implementada, que será a inclusão da Avenida Iperoig e da Rua Garani como locais em que também haverá estacionamento rotativo.
Definição dos Pontos de Venda no Comércio e nas praias
A autorização dos pontos de venda será realizada com base em uma análise prévia que considerará a localização e a demanda dos motoristas. Esse processo, segundo a direção da Vaga Fácil, será fundamental para evitar a sobreposição de locais com parquímetros e garantir que haja uma distribuição equitativa dos pontos de venda.
Explicar como todo o sistema e como os empresários poderão ser parceiros na venda da zona azul era o principal objetivo do encontro. No entanto, a pouca presença dos empresários causou preocupação e uma certa decepção aos responsáveis reunião. "Infelizmente, a gente esperava que houvesse uma presença maior dos empresários, não só para que pudéssemos falar do sistema, mas da parceria que pretendemos ter com os comerciantes", disse o presidente da Emdurb, Juraci Teixeira leite.
Transparência
Ele fez questão de frisar que a implantação do sistema é um anseio antigo da população e que isso dará uma transparência quanto à arrecadação dos valores da zona azul, já que vai permitir o acompanhamento, de maneira direta, pelo site da empresa, do valor arrecadado. "Hoje estou presidente, mas lá atrás, em 1996, trabalhei na cobrança da zona azul e sei que a população sempre quis que houvesse transparência. Agora, com o fim do uso do sistema de papel e passando para o sistema informatizado, vamos aumentar a transparência e as pessoas vão poder acompanhar o que está sendo arrecadado", falou.
Ele também ressaltou que o sistema começará a ser usado e que vai ser avalizado na prática e ser ajustado de acordo com as dificuldades que forem encontradas, para que as melhoras sejam implementadas o mais rápido possível e de uma forma que facilite cada vez mais para o usuário.