Até 1º de dezembro, Ubatuba contará com uma programação cultural gratuita e aberta ao público, incluindo rodas de capoeira, fandango e Folia do Divino, promovida pelo projeto Corta Cabaça - Territórios Culturais: Tambores, Caixas e Tambus.
A iniciativa tem como objetivo apresentar as histórias de várias tradições da cultura popular e realizar encontros de mestres e mestras de diferentes regiões do Brasil com representantes locais.
A programação começa na sexta-feira (29), às 19h, com uma roda de capoeira angola liderada pelo Mestre Zelão, da Escola Mutungo, no Instituto da Árvore. Já no sábado (30), as atividades continuam no Rancho Caiçara, no Perequê-açu, a partir das 14h, com uma vivência conduzida pela mestra Laureana, da comunidade do Prumirim, que mantém viva a tradição da Folia do Divino de Ubatuba. Ela se encontrará com Bartira Menezes, caxeira, dançarina e coreógrafa maranhense, para compartilhar histórias e práticas das devoções ao Divino em uma tarde de troca cultural.
No domingo (1º), às 16h, o evento será finalizado com uma apresentação do Fandango Caiçara de Ubatuba, também no Perequê-Açu, marcando o encerramento das atividades do projeto na cidade neste ano.
O Corta Cabaça é realizado há oito anos em Ubatuba pelo Coletivo de Mulheres Angoleiras e pelo Grupo de Capoeira Angola Irmãos Guerreiros. Este ciclo é financiado pela Lei Paulo Gustavo, do Governo Estadual, e tem o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba - Fundart.
Confira a programação:
30/11 - Sábado
Local: Rancho Caiçara - Perequê-açu
14h: Conversa/vivência com Laureana e Mário Gato sobre a Folia do Divino de Ubatuba
15h30: Oficina de Caixa do Divino do Maranhão com Bartira Menezes (atividade voltada para mulheres)
17h: Tocada de encerramento - Folia do Divino e Bartira Menezes
01/12 - Domingo
Local: Rancho Caiçara - Perequê-açu
Atividade: Apresentação do Fandango Caiçara de Ubatuba
Horário: 16h
Durante sete dias moradores e turistas de Ubatuba terão a oportunidade de conhecer melhor, prestigiar e aprender sobre a cultura caiçara, com a 7ª Festa do Fandango Caiçara. O evento, que conta com o apoio da Fundação de Arte e Cultura de Ubatuba (Fundart), promoverá diversas oficinas, bailes, atividades interativas e apresentações musicais em diferentes pontos da cidade.
Participarão da iniciativa grupos de fandango, mestres, músicos e dançarinos caiçaras, desde Paranaguá, no Paraná, até Paraty, no Rio de Janeiro. "A Festa do Fandango é uma oportunidade de fortalecer a identidade cultural de Ubatuba e preservar tradições que são a alma do nosso povo. A Fundart se orgulha de contribuir para a valorização e perpetuação dessas manifestações que unem nossa comunidade", comentou a diretora-presidente da Fundart, Thaila Brito.
O fandango é uma expressão que conecta gerações em Ubatuba, com seus ritmos marcantes, danças vibrantes e letras, que narram histórias do mar, da roça e da vida em comunidade. "A 7ª edição promete, mais uma vez, ser um espaço de integração, onde se destacam o respeito à ancestralidade e à renovação da cultura caiçara, envolvendo crianças, jovens e idosos em um movimento coletivo de resistência cultural", explicou Robinho Fernandes, fandangueiro e um dos organizadores do evento, realizado pela União dos Grupos de Fandango de Ubatuba.
Confira a programação na íntegra:
02/12 - Segunda-feira, 17h: Fandango na Praça, em frente ao Sobradão do Porto.
03/12 - Terça-feira, 14h às 17h: Oficina de Cestaria com o mestre Badeco, no Espaço Araponga.
04/12 - Quarta-feira, 19h às 22h: Oficina de Escrita de Projetos Culturais e Captação de Recursos, no Espaço Araponga.
05/12 - Quinta-feira, 14h às 17h: Oficina de Mapeamento dos Mestres e Fazedores do Fandango Caiçara de Ubatuba, no Espaço Araponga.
05/12 - Quinta-feira, 19h às 21h: Cine Caiçara, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
06/12 - Sexta-feira, 21h: Apresentação de danças tradicionais, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
06/12 - Sexta-feira, 23h: Baile Caiçara, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
07/12 - Sábado, 15h: Corrida de Canoa dos Fandangueiros, na Barra Seca.
07/12 - Sábado, 21h: Apresentação de danças tradicionais, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
07/12 - Sábado, 23h: Baile Caiçara, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).
08/12 - Domingo, 16h: Apresentação da Banda Cataia, no Rancho Caiçara (Perequê-açu).