Dólar
Euro
Dólar
Euro
Dólar
Euro

Terremoto

Alerta de terremoto na região de Ubatuba assusta moradores; aviso foi disparado para várias cidades de São Paulo e Rio de Janeiro

Notificação seria de possível abalo sísmico com magnitude entre 4,2 e 5,5; Defesa Civil nega que tenha emitido alerta

Foto: reprodução internet
Foto: reprodução internet

Na madrugada desta sexta-feira (14), por volta das 2h20, diversos moradores de Ubatuba e várias outras cidades dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro foram surpreendidos por um alerta de um suposto terremoto em seus celulares com sistema operacional Android.

A notificação indicava a possibilidade de um abalo sísmico no mar, aproximadamente há 55 km de Ubatuba, com magnitude estimada entre 4,2 e 5,5. A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta data e, até o momento, não há registros de ocorrências relacionadas a possíveis tremores no estado.

O alerta gerou uma série de reações nas redes sociais. Usuários relataram o recebimento da notificação e expressaram surpresa e preocupação. Alguns mencionaram que apenas dispositivos Android receberam o alerta, enquanto usuários de iPhone não foram notificados.

Ubatuba em destaque no X

A notícia colocou Ubatuba como um dos temas mais falados no X, antigo Twitter. Várias informações desencontradas chegaram a ser divulgadas, inclusive de que poderia se tratar de um ataque hacker ao sistema Android, mas a informação não foi confirmada.

Há também informações de que o alerta poderia ter sido gerado automaticamente por sensores do sistema operacional Android, que utilizam dados embutidos em celulares e modelos preditivos para estimar possíveis eventos sísmicos. Esse sistema, no entanto, pode gerar notificações preventivas sem que um tremor efetivamente ocorra ou seja percebido por moradores. No entanto, também não há, ainda, confirmações a esse respeito.

O que se sabe ao certo é que, até o momento, não há informações confirmadas por órgão oficiais a respeito do caso e sobre a ocorrência de tremores na região. Segundo o portal G1, "o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado".

Abalos são comuns

O Centro de Sismologia da USP destaca que a maioria dos sismos registrados no Brasil tem origem em falhas geológicas locais, conhecidas como intraplacas, que podem gerar pequenos tremores eventualmente percebidos pela população, mas sem potencial destrutivo.

Ainda segundo o centro, "os tremores de terra no Brasil são mais comuns do que as pessoas imaginam. Desde o início de 2022, nove cidades brasileiras já foram atingidas por terremotos. Isso acontece porque a Terra está em constante movimento, e isso não é diferente por aqui. A questão é fazer com que esse movimento não se torne um risco para a população, o que passa por manter a atividade sísmica sob vigilância constante".

Comentários

Leia estas Notícias

Blogs & Colunas

Acesse sua conta
ou cadastre-se grátis
html