
A travessia entre São Sebastião e Ilhabela recebeu um reforço significativo nesta terça-feira (11) com a reintegração da balsa FB-30, que passou por uma reforma abrangente. O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), investiu R$ 8,3 milhões na modernização da embarcação.
A cerimônia de entrega contou com a presença de autoridades estaduais e municipais. Com capacidade para 320 pedestres e 56 veículos, a FB-30 passou por melhorias estruturais, recondicionamento completo dos motores e da linha de eixo, instalação de um sistema moderno de câmeras para monitoramento remoto e substituição dos sistemas elétrico e de iluminação.
Além disso, recebeu nova pintura e sinalização interna para aumentar o conforto e a segurança dos usuários. O prefeito Toninho Colucci ressaltou a importância da modernização: "Essa balsa saiu do estaleiro em setembro e teve um acidente que atrasou seis meses a entrega, mas, finalmente, agora está aqui. Por ser uma das balsas mais modernas da travessia, sem dúvida, fará a diferença no dia a dia dos usuários."
A reforma da FB-30 integra um programa estadual de modernização das travessias litorâneas, que totaliza R$ 200 milhões em investimentos nos últimos dois anos. O plano prevê a entrega de 13 embarcações reformadas e a conclusão de seis obras em terminais até o final do ano. Atualmente, outras oito embarcações estão em processo de reforma e duas obras nos atracadouros estão em andamento.
A modernização da FB-30 busca aprimorar a eficiência e a segurança na travessia entre São Sebastião e Ilhabela, beneficiando moradores e turistas que utilizam o serviço.