
A Prefeitura de São Sebastião deu início, na última semana, ao desmonte de moradias construídas em área de risco no Morro do Esquimó, localizado no bairro Juquehy, na Costa Sul do município. A ação faz parte de uma estratégia de prevenção a tragédias em decorrência de ocupações irregulares e risco geológico.
As famílias que residiam no local já haviam sido transferidas para unidades habitacionais nos bairros Baleia Verde e Maresias, também na Costa Sul, por meio de um projeto da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O objetivo do desmonte é evitar novas reocupações e garantir que a área não volte a ser ocupada de forma irregular.
A operação envolve equipes da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Secretaria de Urbanismo (Seurb), Secretaria de Serviços Públicos (Sesep) e Secretaria de Segurança Urbana (Segur), com apoio da Polícia Ambiental.
O secretário da Semam, Flávio Queiroz, explicou que as ações de fiscalização seguem ativas, inclusive com monitoramento aéreo, para coibir novas ocupações. "Essas moradias foram desmontadas para evitar que o espaço seja novamente ocupado, pois se trata de uma área sem possibilidade de regularização", destacou.
O prefeito Reinaldinho Moreira reforçou a necessidade de medidas firmes para impedir ocupações em áreas de risco, especialmente diante do cenário de mudanças climáticas e eventos extremos. "O poder público tem a responsabilidade de proteger a vida das pessoas. O combate às ocupações irregulares é essencial para evitar tragédias e garantir moradia digna à população", afirmou.