
A empresa de transporte por aplicativo Ubiz Car tem enfrentado ações de fiscalização e penalidades em cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte de São Paulo devido a práticas consideradas irregulares. Enquanto Caraguatatuba e Pindamonhangaba aplicam multas e adotam medidas legais contra a empresa, em Ubatuba, a prefeitura ainda não se pronunciou
Em Caraguatatuba, a Secretaria de Urbanismo identificou, no começo do ano, a presença de cartazes da Ubiz Car colados em postes de iluminação pública em 42 ruas, entre o centro e o bairro Poiares. A prática é considerada infração pelo Código de Posturas do município, resultando em multas que podem ultrapassar R$ 145 mil . Além disso, veículos adesivados com o nome da empresa foram abordados por agentes de trânsito, uma vez que a legislação local proíbe a identificação externa de veículos de transporte por aplicativo .?
Em Pindamonhangaba, a prefeitura aplicou duas multas à Ubiz Car por propaganda irregular e determinou que a Guarda Civil Municipal poderá prender envolvidos em caso de reincidência. As ações visam coibir o uso indevido de espaço público e garantir o cumprimento das normas municipais.?
Contrariamente, em Ubatuba, a Ubiz Car continua a fixar cartazes em postes, mesmo sem autorização municipal. Segundo o portal "A Guardiã da Notícia", até o momento, não há registro de ações de fiscalização ou sanções por parte da prefeitura, o que tem gerado questionamentos sobre a postura do Executivo diante das possíveis irregularidades cometidas pela empresa.?
A ausência de posicionamento oficial em Ubatuba contrastaria com as medidas adotadas por cidades vizinhas, que buscam preservar o espaço público e garantir a legalidade das operações de transporte por aplicativo.
O LN21 está com espaço aberto ao posicionamento tanto da empresa quanto da prefeitura. .?