Obra de contenção da Estrada Beira Rio, em Boiçucanga, será retomada em agosto após liberação de recursos federais

Paralisada por falta de repasses, intervenção em área afetada por chuvas será concluída em até seis meses, segundo a Prefeitura de São Sebastião

Por Redação
2 Min

Obra de contenção da Estrada Beira Rio, em Boiçucanga, será retomada em agosto após liberação de recursos
Foto: PMSS/divulgação

São Sebastião (SP) — São Sebastião confirmou para agosto a retomada das obras de contenção do talude na Estrada Beira Rio, localizada no bairro de Boiçucanga, na Costa Sul do município. A intervenção havia sido paralisada por falta de repasse de recursos federais, situação que foi recentemente resolvida após articulações junto ao Governo Federal.



A obra, considerada essencial para garantir segurança e mobilidade à população local, chegou a ter 50% dos serviços executados pela empresa Daud Empreendimentos e Construções Ltda., contratada para o trabalho. No entanto, as atividades foram suspensas devido à ausência de pagamentos federais, apesar de todos os trâmites legais e contratuais já estarem cumpridos pela administração municipal.


Segundo a Prefeitura, o impasse teve origem no contingenciamento orçamentário da União. A intervenção chegou a ser anunciada oficialmente em 2023, mas os recursos não foram efetivamente liberados à época. A situação se agravou após as fortes chuvas daquele ano, que ampliaram os riscos no local e reforçaram a urgência da obra. 


Em busca de uma solução, o prefeito Reinaldinho Moreira intensificou as tratativas com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional. Durante recente agenda em Brasília, manteve reuniões com parlamentares e com o ministro Waldez Góes. Após as articulações, os recursos foram liberados, possibilitando a retomada da obra. 


A contenção prevista abrange um talude de aproximadamente 14 metros de altura, com inclinação média de 60 graus. A solução técnica inclui a aplicação de solo grampeado com concreto projetado, além da instalação de sistemas de drenagem superficial e profunda — como canaletas, escadas hidráulicas e drenos horizontais profundos (DHP). 


A ordem de serviço para a retomada das atividades foi emitida pela Secretaria de Obras em junho, respeitando todos os trâmites legais. A estimativa é que a obra seja concluída em até seis meses após o reinício.


A obra faz parte do conjunto de ações da atual gestão voltadas à infraestrutura e prevenção de desastres, especialmente em áreas com histórico de escorregamentos e impacto das chuvas. A Prefeitura afirma que mantém o compromisso com a aplicação correta dos recursos públicos e a entrega de intervenções estruturantes para a cidade.


Notícias Relacionadas »
Comentários »
Comentar

*Ao utilizar o sistema de comentários você está de acordo com a POLÍTICA DE PRIVACIDADE do site https://ln21.com.br/.