A semana foi conturbada em nossa cidade após a mídia eletrônica divulgar informações sobre a investigação da Policia Federal.
Dentre os políticos citados, apenas um tem um maior envolvimento segundo os prints das conversas.
A corrupção no Brasil parece algo institucionalizado e normalizado, todavia quando se mexe na merenda das crianças até o inferno se levanta.
E segundo relatos dos envolvidos a carne e o frango eram de baixíssima qualidade:
“Oi vozinho, boa noite tudo bom? Vô, deixa eu te falar uma coisa, olha, Deus me perdoe o que eu vou falar, porque é pecado também porque é comida mas, vô, essa carne, quadradinha, picadinha, e esse frango, quadradinho, picadinho, e as vezes o peito de frango que a gente pega na ACF, é horrível, vô. Dá até dó de dar isso pra criança. Tem um gosto ruim, igual, eu tô comendo aqui a carne que a Silvia fez e não dá pra comer, sabe, tem hora que não dá, eu coloquei banana, coloquei um monte de coisa pra enganar aqui, mas não dá, você entendeu? Eu acho que o senhor devia revisar um pouco essas carnes que o senhor está fornecendo. E outra coisa, eu acho que eu vou começar a pegar alguns tipos de carne e frango na Jane mesmo, porque zero condição de comer, não sei se o senhor também come a carne daí, da ACF, né, mas, nossa vozinho, desculpa, Deus me perdoe mesmo, mas não dá.”
Da nossa história recente alguns politicos famosos foram defenestrados politicamente justamente por envolvimento em desvios e escândalos envolvendo merenda escolar.
O mais famoso caso recente foi do ex deputado Fernando Capez, que até nos estádios de futebol, ele era crucificado demonstrando assim a indignação da população.
E de fato é causa de muita indignação quando é no alimento infantil que a fraude aumenta o lucro do empresário corrupto e põe em risco o desenvolvimento e aprendizado infantil.
O empresário é velho conhecido da polícia e da justiça pois já teria sido condenado por corrupção quando fornecia material de limpeza para a Câmara Municipal.
Há quem diga que existe corrupção praticada por este empresário e seu "despachante político" na area da saúde do municipio, na Fundac e tambem na Emdurb.
A velha máxima de vender "da agulha ao avião" demonstra cabalmente que não só vendia, mas também comprava tudo e todos.
No escândalo referente aos psicólogos da Fundac, em setembro do ano passado, foi descoberto que a casa onde funcionava a clinica clandestina que tem como gestores medicos e medicas da rede municipal é curiosamente de propriedade do mesmo empresário.
Sendo assim, nos parece que essa organização criminosa chefiada pelo empresário age pelo menos desde 2012, há época do primeiro mandato do seu "despachante politico" que então era vice presidente do legislativo.
Interessante que os funcionários efetivos da prefeitura já defendiam o esquema há mais de 10 anos, eis que foram em juízo depor a favor do empresário, nos processos envolvendo a compra de material de limpeza da Câmara Municipal, na legislatura 2011/2012.
Assim, cabe a Câmara Municipal abrir uma CPI da ACF e não da merenda, pois o espectro de negócios nos parece que não se concentra apenas na merenda, mas também na própria Camara Municipal, Secretária de Saúde, Emdurb e Fundac, lembrando que dano ao erário é imprescritível.
Agora dá para presumir o motivo pelo qual o "despachante políico" estava tao afoito para ser novamente presidente, mas pelo visto, sua base está sendo esvaziada, e no máximo se consagrara presidiario. Para abertura da CPI o "despachante político" devera ser afastado, já que nao pode ser sorteado, e com ele na casa, o princípio da representação democrática seguiria afrontado.
Se comprovado todos os fatos, em especial os ja confessados nas mensagens de watssap, a pena para os envolvidos passara dos 20 anos, ja que só a organização criminosa tem pena base de 10 anos.