[metaslider id=5021]

 

Em decorrência dos aumentos dos casos de Covid-19 em Ubatuba, a Secretaria de Saúde divulgou nota na tarde desta sexta-feira (15), com informações sobre quem deve realizar o teste rápido e também sobre quem deve fazer o isolamento social.

Confira a nota na íntegra:

Para a realização do teste é preciso apresentar sintomas como febre, tosse, coriza, dor de cabeça, diarreia e perda de paladar ou olfato, além de estar em período oportuno.

Quem não estiver com sintomas, mas manteve contato de risco com uma pessoa infectada, deve também passar por consulta e permanecer em isolamento indicado pelo médico. Ao observar o surgimento de algum sintoma, é necessário retornar ao posto de saúde para nova avaliação.

Confira abaixo a definição de contato de acordo com o protocolo do Ministério da Saúde:

“É qualquer pessoa que esteve em contato próximo a um caso confirmado ou suspeito de Covid-19 durante o seu período de transmissibilidade, ou seja, entre 48 horas antes até os dez dias após a data de início dos sinais e/ou sintomas (caso confirmado em sintomáticos) ou após a data da coleta do exame (caso confirmado em assintomáticos).

Deve-se considerar o contato próximo a pessoa que:

– Esteve a menos de um metro de distância, por um período mínimo de 15 minutos, com um caso confirmado sem ambos utilizarem a máscara facial ou a utilizarem de forma incorreta;

– Teve um contato físico direto com um caso confirmado;

– É profissional de saúde que prestou assistência em saúde ao caso de Covid-19 sem utilizar Equipamentos de Proteção Individual (EPI), conforme preconizado, ou com EPI danificados;

– Seja contato domiciliar ou residente na mesma casa/ambiente de um caso confirmado”.

Em situação em que não houve um contato de risco e a pessoa também não apresentou sintomas de Covid-19, não é necessário a realização do teste e o isolamento social. Neste sentido, a

Secretaria de Saúde reforça a importância de manter os cuidados preventivos durante o expediente de trabalho, como uso correto de máscara cobrindo o nariz e a boca e higienização das mãos com álcool em gel.

Tempo de isolamento:

10 dias para sintomáticos conforme protocolo vigente no momento.

Compartilhe: