Nesta quarta-feira (29), representantes das secretarias municipais se reuniram com o Prefeito Felipe Augusto, no gabinete do Paço Municipal, para alinhar o Plano Preventivo de Defesa Civil em caso de necessidade de ações de contingência durante a temporada de verão.

Participaram da reunião as secretarias de Governo (SEGOV), de Serviços Públicos (SESEP), de Obras (SEO), de Segurança Urbana (SEGUR), de Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES), da Educação (SEDUC), de Esportes (SEESP), de Assuntos Jurídicos (SAJUR), órgãos municipais cooperantes do PPDC, e representantes do Fundo Social e do PROCON do município.

Como há a previsão meteorológica de muita chuva para os próximos dias na região do Litoral Norte, um alerta foi gerado entre as autoridades municipais. “Todos nessa reunião estão preparados para que possam, em um caso de emergência, atender ao munícipe, atender a cidade, durante a virada de ano. A previsão de chuvas começa hoje com uma perspectiva de um acumulado de 120mm. Claro que a gente não quer que nada aconteça, mas o alerta laranja está ligado”, comentou o prefeito Felipe Augusto.

Ações preventivas para evitar alagamentos e inundações vêm sendo realizadas no município, com o desassoreamento de rios, limpeza de valas e bueiros, obras de drenagem e ampliação da coleta de lixo de Costa Norte à Costa Sul – serviços de manutenção que facilitam o escoamento de águas pluviais.

O Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) opera por meio de análises meteorológicas (monitoramento de dados pluviométricos e previsão meteorológica) e técnicas (vistoria de encostas, minimização de riscos; encaminhamento a abrigos das famílias em situação de risco, monitoramento de áreas de alagamentos e inundações), além de lançar mão de táticas de resgate e salvamento.

Compartilhe: