[metaslider id=5006]

A prefeitura de Ubatuba divulgou nota nesta sexta-feira informando que o Centro Centro de Especialidades Médicas, o Postão, será desativado, e os casos de síndrome gripal passarão a ser atendidos em todos os postos de saúde do município na parte da tarde, a partir das 13h às17h.

Até o momento a cidade já registrou cinco casos de H3N2.

Segundo a Secretaria de Saúde, o objetivo é que as pessoas procurem os postos de saúde mais próximos de suas residências ao apresentarem sintomas leves de gripe ou resfriado.

No bairro do Ipiranguinha o atendimento dos casos de síndrome gripal, continuam no Pronto Atendimento, já os postos que não possuem médicos todos os dias, os moradores devem procurar por consultas na Santa Casa ou nos Pronto Atendimentos do município.

A enfermeira da equipe de coordenação da Atenção Básica, Glaucia Wirthmann diz que, essa foi a maneira encontrada para descentralizar a Santa Casa, já que as unidades irão realizar a demanda geral na parte da manhã.

A preocupação com os atendimentos se dá pela ampliação dos casos de gripe causada pela variante H3N2 do vírus Influenza e que se espalhou por todo o país. O vírus é facilmente transmitido entre pessoas por meio de gotículas liberadas no ar quando a pessoa gripada tosse ou espirra.

Os postinhos serão para atendimentos de sintomas leves de gripe ou resfriado, as pessoas que apresentarem desconforto respiratório ou outros sintomas mais graves devem procurar a Santa Casa ou os Prontos Atendimentos da Maranduba e Ipiranguinha. Menores de 5 anos também devem procurar atendimento diretamente no hospital.

A coordenadora da Atenção Básica ressalta ainda que, que as fichas para consultas serão abertas até às 15h30, para que todos recebam atendimento dentro do horário estipulado.

No site da prefeitura está a lista completa dos postos de saúde.

Compartilhe: