Nesta segunda-feira, 1º de agosto, a Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu os alunos da primeira turma do curso de Medicina do Campus Avançado de Caraguatatuba, o primeiro a operar na cidade.

Na recepção, os estudantes foram apresentados à gestão da UNITAU e à diretora e aos coordenadores do curso, conheceram a estrutura disponibilizada para as aulas e tiveram momentos de integração com os colegas de turma.

Clique e faça parte do nosso grupo de WhatsApp e fique sempre por dentro do que acontece na região: https://bit.ly/LN21Noticias

O Nelson Francisco, ingressante do curso, é natural de Divinópolis do Tocantins, uma cidade localizada no estado de Tocantins. Ele se mudou para São José dos Campos para fazer curso preparatório no início do ano e se interessou pela tradição do curso de Medicina da UNITAU. Com a aprovação, sente que pode seguir seu caminho profissional. “Estou realizando meu sonho, estou muito feliz”, comemora.

Como o Nelson, a abertura do curso na cidade abre portas para diversos futuros médicos. “É histórico. Primeiro curso de Medicina do Litoral Norte, é com grande felicidade que a cidade está nos recebendo”, ressalta a Profa. Dra. Stella Zöllner, diretora do Departamento de Medicina da UNITAU, que engloba os cursos de Taubaté e de Caraguatatuba.

Para o prefeito da cidade, Aguilar Junior, a instalação do curso impacta Caraguatatuba positivamente não só na área da saúde, mas também pela movimentação no consumo. “Muitos alunos vêm de fora e acabam contratando hotel ou alugando casa/apartamento e isso gira a economia da cidade”, comenta.

Na área da saúde, Aguilar Junior acredita que a chegada da UNITAU pode impulsionar o nome do município como referência regional na medicina. A atuação dos alunos na rede de saúde de Caraguatatuba é possível por meio dos projetos de extensão.

De acordo com a pró-reitora de Extensão da Universidade de Taubaté, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, a presença dessas atividades na matriz curricular permite que o estudante tenha vivências práticas que farão parte da profissão no futuro, além de exercitar o lado humanístico da Medicina, essencial para um bom profissional. “Nós temos uma série de parcerias em andamento com a rede municipal de saúde para que o aluno tenha, desde o primeiro ciclo de estudos essa vivência com esse olhar voltado à comunidade”, pontua.

O Campus Avançado de Caraguatatuba foi projetado para cursos na área de Biociências. Após o início das aulas Medicina, neste segundo semestre, existe o planejamento para a oferta de mais cursos na área, como Psicologia e Enfermagem, ampliando a parceria entre a UNITAU e a rede de saúde municipal.

 

Fonte: Assessoria de imprensa da Universidade de Taubaté (UNITAU)

Compartilhe: