Atualização: 18h16
Sobre o aumento do número de homicídios dolosos em Ubatuba, a prefeitura afirmou que:
"A segurança pública é dever do estado e direito e responsabilidade de todos, sendo assim, a prefeitura também cumpre com suas responsabilidades, tendo investido cerca de R$ 3,5 milhões por ano para auxiliar as forças de segurança da cidade. Recentemente, a Prefeitura de Ubatuba cedeu seis funcionários para a Polícia Civil do município, liberando mais policiais para estarem nas ruas investigando e levantando situações de crime. Outros grandes investimentos acontecem na Atividade Delegada, com 150 policiais a mais por mês para ajudar na segurança, com um investimento de R$ 800 mil; e com a Operação Verão, que disponibiliza cerca de 200 a 300 policiais durante a temporada de verão. Como novos projetos, podemos já adiantar que a Guarda Municipal será reforçada com mais 40 vagas que serão preenchidas por concurso público e o monitoramento e cercamento eletrônico, com câmeras de alto alcance que serão instaladas no município. A população de Ubatuba cresceu e os investimentos em segurança seguem em constante atualização".
A morte do motorista de aplicativo Willian Germano da Silva, na última quarta-feira, 16, em Ubatuba, levantou questionamentos da população quanto à violência na cidade, mesmo que ainda não se tenha informações concretas sobre as motivações do crime.
De acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, o número de homicídio doloso (quando há intenção) praticamente dobrou em 2022, chegando a taxa de 13,63 para cada 100 mil habitantes, enquanto em 2021, o índice registrado foi de 7,87.
Somente no ano passado, 25 homicídios dolosos foram computados pela Secretaria de Segurança Pública no município. Já neste ano, o site da SSP informa 4 crimes da mesma categoria registrados até junho.
Os dados da SSP/SP revelam que essa crescente ocorre após cinco anos de queda nos números de homício (confira tabela).